O inventário extrajudicial tem como objetivo realizar a partilha de bens de quem faleceu sem necessidade de recorrer ao Poder Judiciário.

Veja aqui o que você precisa saber sobre inventário extrajudicial.

O inventário é o procedimento no qual se apura todos os bens, direitos e dívidas do falecido para então fazer a partilha entre os herdeiros ou legatários.

O inventário extrajudicial pode ser realizado em qualquer tabelionato de notas,independentemente do domicílio das partes, do local de situação dos bens ou do local do óbito do falecido sendo feita a divisão através de escritura pública.

Previsto no artigo 2015 do Código Civil, desde que todos os herdeiros estejam de acordo com a divisão dos bens do falecido, sejam maiores de idade e capazes e ainda, desde que o falecido não tenha deixado testamento. Todas as partes devem estar assistidas por um advogado.

O advogado é o profissional que deve assistir os herdeiros no inventário. Geralmente, como é um dos requisitos os herdeiros estarem de acordo com a partilha, um mesmo advogado assiste à todos no inventário extrajudicial, mas nada impede de que cada herdeiro tenha o seu próprio advogado.

 

Qual o prazo para abertura do inventário?

Logo após o falecimento, o cônjuge ou herdeiros podem ingressar com o pedido de inventário. O prazo estabelecido pela legislação para dar início ao inventário é de dois meses após o falecimento. Após esse prazo podem ser impostas multas.

Infelizmente, nesses momentos de tristeza, nem sempre conseguimos lidar com nossas emoções e todo os tramites legais que envolvem a divisão de bens. O advogado consegue fazer esse processo no cartório de notas e realizar o inventário sem passar pelo judiciário, reduzindo o tempo para que tudo se resolva e finalize.

Um inventário que demoraria em torno de dois anos ou mais, pode ser resolvido em apenas alguns meses.

Leia também, nosso artigo sobre testamento.

Fontes:
Como Fazer o Inventário Extrajudicial. – Bing video
www.marianagonçalves.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat